quinta-feira, 14 de julho de 2011

VII Seminário em Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva - “Adolescentes: saúde, sexualidade e cidadania em São lois

Saúde, sexualidade e cidadania em São Luis

                            
Realizado pela BEMFAM-MA, o encontro irá abordar desafios como a promoção da saúde integral, gravidez na adolescência, uso e abuso de drogas e a prevenção da violência.


São Luis, 13 de julho de 2011 – “Adolescentes: saúde, sexualidade e cidadania” é o tema do VII Seminário em Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva, realizado pela BEMFAM CEDESS, com apoio do Governo do Maranhão, UNICEF, OAB-MA, Instituto Laboro e Florence. O evento acontece nos dias 14 e 15 de julho de 2011, na OAB/MA, localizada à Av. Prof. Carlos Cunha, S/N - Calhau (próximo à Secretaria Estadual de Saúde), em São Luís – MA.


O objetivo principal do seminário é fortalecer as competências técnicas dos diversos profissionais que atuam na atenção primária, assistência, educação, defesa de direitos e protagonismo, na perspectiva de garantir a efetivação das políticas públicas para o adolescente.


O encontro visa ainda refletir sobre alguns dados que retratam problemáticas vivenciadas por adolescentes no Brasil. Segundo informações da Síntese de Indicadores Sociais (SIS) 2010, o percentual de mães adolescentes, na faixa etária entre 15 e 19 anos, representa 20,3 % das mães brasileiras. Por outro lado, de acordo com o Mapa da Violência 2011, pesquisa realizada pelo Instituto Sangari e pelo Ministério da Justiça, entre os anos de 1998 e 2008, 65% dos adolescentes maranhenses morreram em decorrência de fatores externos, como homicídios e suicídios (a média brasileira de homicídios de adolescentes é de 39,7%). No estado, durante o mesmo período, o número de homicídios contra adolescentes aumentou 367%. Em São Luís, as mortes desta população específica cresceram 217%.


Buscando contribuir com a formação técnica dos profissionais e a discussão das políticas públicas no estado e nos municípios, o Seminário abordará diferentes aspectos relacionados à saúde, educação e assistência, cidadania, direitos de crianças e adolescentes. Entre outros temas, ganham destaque o uso e abuso de drogas, gravidez adolescente, vínculos familiares, direitos sexuais e direitos reprodutivos, crescimento e desenvolvimento puberal e violência contra criança e adolescentes.


Além de especialistas do Maranhão, o evento contará com palestrantes dos estados do Rio de Janeiro, da Bahia e do Distrito Federal. Programação completa a seguir.






Nenhum comentário: