sábado, 1 de outubro de 2011

psd no ceará

Depois de entrar em confronto com o Batalhão de Choque da Polícia Militar na quinta-feira (29), na Assembleia Legislativa do Ceará, em Fortaleza, os professores da rede estadual de ensino decidiram, na manhã desta sexta-feira (30), desocupar o prédio do Legislativo.

Cerca de 50 professores passaram a noite em vigília no prédio do Legislativo estadual. A polícia restringiu o acesso à Casa durante toda a manhã desta sexta-feira.

Mesmo ferido, professor tenta socorrer colega agredido covardemente pela polícia do PSB no Ceará

A paralisação, que já dura 58 dias, vai continuar. O presidente do Sindicato dos Professores, Anízio Melo, disse que a decisão de continuar a greve reflete a insatisfação dos professores com a aprovação do projeto de lei enviado pelo governador Cid Gomes (PSB), que define o plano de cargos, carreiras e salários da categoria.

Melo disse que a nova proposta do governador prejudica e traz perdas para os professores, que querem a aplicação da Lei do Piso Nacional da categoria. Conforme ele, pelo menos 60% dos professores do Estado estão em greve e cerca de 250 mil alunos sem aulas.

A Seduc (Secretaria da Educação Básica do Ceará) contesta os números do sindicato e diz que 86,7% das escolas do interior do Estado e 37,93% da capital estão com aulas normalizadas.

Segundo Melo, haverá uma nova manifestação na segunda-feira para pedir que o projeto não seja sancionado. “Estamos tentando negociar para que o governador Cid Gomes não sancione a lei. Assim, teremos espaço para negociação”, disse.

O sindicato informou ainda que vai questionar na Justiça a ação da polícia contra os professores.

O confronto ocorreu quando os professores tentaram entrar no plenário e foram impedidos pelos PMs. Entre os que foram levados para a delegacia estão os professores Clésio Silva Mendes, 26; Laura Lobato, 53; e José Cláudio de Lima Monteiro, 49, que faziam greve de fome e vigília nas dependências da assembleia. Eles abandoaram a greve de fome nesta sexta-feira.

Veja as imagens da confusão:



Roberto Rocha: ser ou não ser, eis a questão no PSB

O ex-deputado Roberto Rocha assumiu nesta sexta-feira a Comissão Provisória do Diretório Municipal do PSB depois de uma queda de braço com o grupo do ex-governador José Reinaldo Tavares e o sobrinho, deputado Marcelo Tavares.

Roberto não descartou composição com Flávio Dino

O agora presidente disse que o projeto do partido é ter candidatura própria, mas não descartou uma composição com o PCdo do presidente da Embratur, Flávio Dino.

“Vou trabalhar pelo fortalecimento do PSB que passa pela candidatura a prefeito. Esse é nosso projeto nº 1. Isso não imnplica dizer que tem de ter candidatura. Isso é um processo. Se a maioria entender por uma aliança vamos analisar qual o partido preferencial”, disse ele, lembrando que “PSB e PCdoB são partidos irmãos”.

O ex-tucano contou hoje manter uma boa relação política com o presidente da Embratur, que deve ser o candidato do PCdoB.

No entanto, ao ser questionado se apoiaria uma decisão da maioria do partido por um apoio ao prefeito João Castelo, respondeu:

“Eu vou seguir a vontade da maioria, mas essa uma hipótese que eu não quero nem cogitar.”

Roseana e Max inauguram estrada de Porto Rico

A governadora Roseana Sarney (PMDB) e o secretário Max Barros (Infraestrutura) inauguraram nesta sexta-feira (30) a rodovia MA-302, trecho de 15 km entre o entroncamento com a MA-304 e a cidade de Porto Rico do Maranhão.

Neto Coimbra, Luis Fernando, Roseana e Hildo Rocha durante inauguração da MA-302

Em Porto Rico, a governadora foi recepcionada pelo prefeito César Mendes (PSDB), pelo pré-candidato Neto Coimbra (PRB) e por vários prefeitos da região. No trecho, ela descerrou a placa, dando por entregue a estrada, e percorreu a via por mais de 1 km a pé.

“Estamos trabalhando para que, cada vez mais, a vida do nosso povo melhore e, entregando mais uma estrada do nosso programa ‘VivaInfraestrutura’, estamos cumprindo esse papel, que é de cuidar bem das pessoas. Estou cumprindo um dos meus compromissos de campanha, que é deixar todas as cidades maranhenses ligadas a pelo menos um acesso asfaltado”, declarou Roseana.

Segundo Max Barros, a nova estrada contempla diretamente não apenas Porto Rico do Maranhão, mas as cidades de Cedral e Mirinzal. Ele ressaltou que, antes da obra, o trecho era praticamente intransitável, principalmente no período chuvoso.

A governadora fez questão de chamar ao palanque Neto Coimbra, que mobilizou toda a cidade para a recepção às autoridades. Ele foi muito aplaudido pelas milhares de pessoas que participaram do evento. “Esse é um sonho que a governadora está realizando para Porto Rico. Espero que no futuro estejamos novamente juntos pelo bem de nossa cidade”, disse o pré-candidato.

Nenhum comentário: