sexta-feira, 16 de setembro de 2011


TCE lança Programa de Gestão Estratégica

O Tribunal de Contas do Maranhão lançou ontem o seu Programa de Gestão Estratégica. O lançamento aconteceu no auditório do TCE, reunindo servidores, membros e gestores de todas as unidades. A iniciativa integra as ações do Programa de Modernização dos Tribunais de Contas (Promoex) e servirá para definir os rumos do tribunal para os próximos quatro anos.
Lançamento foi feito pelo presidente do TCE, Edmar Cutrim
O programa contempla dois produtos: a revisão do “Planejamento Estratégico” e do “Plano Estratégico de Gestão de Pessoas” para o período de 2010 a 2015. Essencialmente, trata-se de definir a trajetória futura do TCE maranhense buscando a obtenção de vantagens competitivas como melhoria de resultados, flexibilidade e inovação.
Os trabalhos serão conduzidos com a consultoria da Planus Estratégia & Gestão, empresa de consultoria, pesquisa e capacitação com mais de 20 anos de atuação nacional e internacional junto a organizações públicas, privadas e não governamentais.
Os principais objetivos do trabalho são: a) construir a visão diagnóstica do TCE-MA, verificando sua capacidade institucional e a percepção dos seus clientes e de todos os interessados na sua atuação; b) construir a visão estratégica, com a participação de suas lideranças; c) construir a visão gerencial, a partir dos desdobramentos de seus objetivos estratégicos em suas principais unidades organizacionais com a participação dos líderes e suas equipes, e; d) plano estratégico de gestão de pessoas.
O plano estratégico de gestão de pessoas assume grande importância em todo o processo, considerando que, em um mundo cada vez mais interligado, o trabalho está conectado a um processo constante de aprendizagem. “Nesse contexto, já não basta ter uma única pessoa aprendendo pela organização, e o desenvolvimento e implementação do plano estratégico de gestão de pessoas atua como o pilar de sustentação para as mudanças necessárias”, observa o presidente do  TCE, conselheiro Edmar Serra Cutrim.
A metodologia adotada terá caráter participativo, tendo o envolvimento dos diversos níveis organizacionais como princípio fundamental para a obtenção dos resultados. Todas as atividades têm um caráter essencialmente prático e serão desenvolvidas, a partir de agora, com trabalhos de reflexão individual, discussão em subgrupo e discussões plenárias.
Programação
Duas palestras marcaram o lançamento do programa: a primeira, com o tema, “Planejamento: uma estratégia da Justiça” foi proferida pelo assessor de Planejamento do Supremo Tribunal Federal (STF) e membro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ivan Gomes Bonifácio.
A segunda ficou a cargo do pelo auditor federal de controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Leonard Renne Guimarães Lapa, que falou sobre o tema: “Organizações Públicas Orientadas pela Estratégia – A experiência do Tribunal de Contas da União”.

Prefeito de Estreito é denunciado pelo MPF

O Ministério Público Federal denunciou o prefeito de Estreito (MA), José Gomes Coelho, por não prestar contas no prazo legal de contrato firmado em 16 de dezembro de 2005 com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) no valor de R$ 150 mil reais, destinados à construção de Sistema de Abastecimento de Água no município.
Após vários termos aditivos, a vigência do convênio foi adiada para 23 de setembro de 2009, quando José Gomes Coelho já havia tomado posse como prefeito do município de Estreito. Mesmo tendo sido notificado, o prefeito não se manifestou.
“A denúncia refere-se apenas a ausência da prestação de contas, portanto o fato de não haver denúncia pelo mau uso dos recursos não implica o arquivamento da ação. Ao final, caso comprovada a apropriação ou desvio de recursos, deverá haver o envio do processo ao Ministério Público Federal para apurar a conduta”, afirmou o procurador regional da República Osnir Belice.
O MPF pediu que seja decretada a perda do cargo de José Gomes Coelho, e também determinada a inabilitação pelo prazo de cinco anos para o exercício de cargo ou função pública.
A denúncia foi encaminhada ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) e aguarda recebimento.

Dilma rasga elogios ao PMDB

De O Globo:
Brasília – Um dia depois de se desfazer de um ministro do PMDB e ter de escolher outro para o lugar, a presidente Dilma Rousseff elogiou o partido de seu vice-presidente, Michel Temer. Dilma agradeceu a participação da legenda em seu governo e disse que a sigla é parceira fundamental. A presidente, que enfrenta os muxoxos dos deputados do partido, sempre descontentes com o espaço ocupado pelo partido, também fez questão de elogiar os parlamentares peemedebistas, classificando-os de leais.
Dilma Roussef elogiou a parceria e apoio do PMDB ao governo
Dilma chegou ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães 30 minutos depois que o evento começou. Estava acompanhada de Temer. Ela lembrou e agradeceu o apoio do partido em 2010, quando PT e PMDB se juntaram para concorrer – e vencer – as eleições presidenciais.
- O PMDB é um parceiro fundamental do meu governo. Nossa parceria se estabelece no relacionamento profícuo e de confiança que tenho no meu vice, Michel Temer _ discursou Dilma, que falou por quase meia hora, citando várias iniciativas que sua administração tem tomado.
- Este relacionamento tem me mostrado como Michel Temer tem agido com eficiência no governo e com lealdade entre nós.
Dilma foi aplaudida diversas vezes e o encontro de prefeitos e vereadores do PMDB chegou a se assemelhar a um comício do PT, onde os frequentadores entoaram o coro de Dilma, Dilma, Dilma.
- Quero agradecer a ação firme que o PMDB, por meio de suas bancadas na Câmara e no Senado, presta ao meu governo. São bancadas sempre leais.
Dilma afirmou, sem citar nomes, que “muitos” consideram mais fácil comandar um governo de um partido só, mas que, para ela, a aliança com partidos é uma maneira de governar.
Dilma defendeu também uma relação republicana entre o governo federal e os municípios. Durante o discurso, além do pacto federativo, também citou como importantes temas como saúde, a segurança pública, o meio ambiente, a educação e a cidadania.
- Nos primeiros oito meses do governo, nossa parceira deu passos decisivos para encaminhar essas questões – disse, fazendo ainda questão de elogiar as bancadas do PMDB no Congresso.
- Bancadas sempre presentes, e leais.
Os elogios não pararam:
- Estamos juntos, participando da construção de um Brasil com mais oportunidades para todos.
- Viva o povo brasileiro, viva o PMDB, viva o Brasil.
Ela disse que a parceira com o PMDB começou no governo Lula, e que agora é possível não apenas continuá-la, mas também fazer mais por meio dela.
- Agora nós temos certeza de que (a parceria) é capaz de fazer mais. E conto com os senhores, na melhor tradição do PMDB.

Nenhum comentário: